Valores Organizacionais | Os Valores são os alicerces que sustentam a estratégia empresarial
As organizações se comportam da forma como as pessoas, principalmente, como os seus líderes se comportam. A cultura organizacional é um sistema dinâmico e em constante movimento. Mesmo quando as empresas não estão conscientemente fazendo a gestão da cultura, ela está se modificando e ganhando contornos que podem ou não ser adequados para sustentar a execução da estratégia e dos planos de negócios.
A Declaração Corporativa é uma ferramenta poderosa que permeia a cultura organizacional e influência na melhoria dos resultados. Ela é composta de três pilares: Missão, Visão e Valores. A Missão define a tarefa da empresa diante do mercado e da sociedade, a Visão anuncia um lugar no futuro que desejamos alcançar no longo prazo e os Valores são as crenças e princípios que pautam cada uma das ações da organização e de seus colaboradores.
Nosso foco de estudo está centrado nos Valores (e/ou Princípios) Organizacionais. Por ser o que as organizações têm de mais valioso, eles definem normas e padrões de conduta a serem seguidos, tornando explicito aquilo que a organização acredita, pratica e valoriza. Seus conceitos são os alicerces que sustentam a construção e a validação da estratégia empresarial.
Os Valores são características, as virtudes, as qualidades da organização que podem ser objeto de avaliação, como se estivessem em uma escala. São atributos importantes para a empresa, virtudes que se pretende ser preservadas ou incentivadas e às quais deve ser dado mérito. Já os Princípios são pontos que a organização não está disposta a mudar. Em alguns casos podem vir expressos como uma carta de princípios, credo ou uma profissão de fé, declarando quais são as crenças básicas da empresa. Outras criam um código de ética, aquilo que é considerado aceitável e aquilo que não é admissível. Não há meio termo: ou são respeitados plenamente ou estão sendo violados, como a honestidade, a lisura nos negócios, a fidelidade a compromissos assumidos etc.
Para uma empresa que deseja alcançar resultados positivos no longo prazo com seus clientes, fornecedores, colaboradores e com a comunidade onde está inserida, deve vivenciar e manter uma postura Ética, nutrindo seus valores e um alto nível de comprometimento com sustentabilidade, construindo bases sólidas para um movimento voltado à cidadania corporativa. Esta condição tornou-se primordial para qualquer tipo de empresa, independente do porte e setor onde atua.
Os Valores Organizacionais podem atrair exatamente o tipo de cliente que a empresa deseja. Os clientes também tendem a escolher as organizações com base nos valores que elas representam e como os clientes se identificam com tais valores, o que pode garantir que eles permaneçam leais, apesar do aparecimento de novas empresas no mercado. Eles atraem também colaboradores que se alinham e compartilham os mesmos valores. Serão mais engajados com os objetivos e com o propósito da organização.
A motivação para tal iniciativa é decorrente de uma série de transformações, que configuram um novo cenário no mundo dos negócios. A possibilidade de abraçar uma causa social, por menor que seja, envolvendo uma rua, um bairro, uma comunidade ou uma cidade, por exemplo, é válida para qualquer empresa.
Para estabelecer uma proposta Ética e Social de trabalho e direcionar melhor o foco de suas ações, a empresa deve, antecipadamente, compreender qual é o seu papel na comunidade. Trabalhando desta forma, além de ampliar o campo de exposição a todos aqueles com quem se relaciona, a empresa também pode ficar mais competitiva, graças à valorização que está sendo conferida a esta sua nova postura.
Neste contexto, a sociedade está exigindo das empresas muito mais que apenas qualidade em produtos e serviços. Atualmente, o apelo tem se voltado à oferta de produtos e serviços ambientalmente corretos e as práticas sociais éticas, numa abordagem mais ampla e ativa.
Mesmo que o movimento por estas causas estejam numa dinâmica não tão acelerada quanto necessária, o tempo, mais cedo ou mais tarde, obrigará todas as empresas a repensarem sua postura, as enquadrando neste novo cenário. Deste modo, uma empresa não pode ficar dependente das outras para iniciar ações neste sentido. Ela pode adotar uma causa e seguir adiante. Com o passar do tempo, certamente, outras empresas seguidoras abraçarão a mesma causa, constituindo uma nova força a um movimento que sua empresa ajudou a construir ou, melhor ainda, foi precursora em sua instituição. Um exemplo mais claro sobre o que é trabalhar com Ética, pode ser verificado através das relações que uma empresa constrói com seus clientes.
Assim, ela é Ética, por exemplo, quando trabalha agregando transparência em suas relações, proporcionando bons resultados para si mesma e para o cliente, não se esquecendo da sociedade. Com a sociedade, a empresa, em ações mais pontuais, assume uma postura Ética ao se mostrar preocupada com o meio ambiente e o combate à poluição, por exemplo.
Também quando se discute ética nas empresas é fundamental envolver um dos seus ativos mais valiosos, os seus colaboradores, com tratamento de valorização e respeito, expressando suas opiniões e colaborando com a tomada de decisões. Os Valores funcionam como uma bússola moral, para a equipe, ajudando-os a decidirem qual atitude tomar e como agir, independente do desafio que encontrem.
Vivenciando esses valores na prática diária da empresa, ela também pode ser traduzida no clima e cultura organizacional pelo bem-estar e condições proporcionadas para o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus colaboradores, sem assumir, no entanto, um caráter assistencialista. Desta forma, a mudança começa na “própria casa”, ou seja, nas relações internas, para só depois se propagar externamente. Valores modifican comportamentos, e ao fazé-lo, modificam o mundo a nossa volta.
Edição | BGC | 1901
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