Mercado | Descubra os riscos e desafios para o lançamento de um produto
Da criação do projeto estratégico à divulgação para o mercado. O creme dental que acabou de ser lançado no país. Além dos sorrisos dos modelos da propaganda, chama também a atenção do público as cores do comercial, o design da embalagem e toda a descrição do produto, que o faz parecer indispensável para o consumidor. Mas, para que esta sensação chegue ao telespectador, em apenas poucos segundos, foram necessários 12 anos para elaborar os estudos do produto, bem como planos de marketing e de estratégia da marca.
O exemplo citado acima ocorreu com a norte-americana Procter&Gamble, que tem sua sede brasileira localizada na zona sul da capital paulista. Apesar da crise mundial, a gigante de produtos de consumo manteve o projeto de lançamento do creme dental Oral-B Pro-Saúde para abril, no país. Segundo a assessoria de imprensa da P&G, em entrevista ao Boletim do Empresário, o lançamento de um produto geralmente segue um roteiro de oito etapas.
A avaliação estratégica é o primeiro passo, segundo a P&G. A empresa pesquisa o potencial de um novo produto, com base em dados de mercado e de comportamento de consumo, bem como em análises financeiras. O próximo é a definição do produto. A corporação desenvolve o produto que melhor atende às necessidades identificadas. Depois disso, ela inicia os primeiros testes com os consumidores.
Posteriormente, é criado o conceito do produto. É nesta fase em que há definição da forma como o produto será apresentado ao consumidor, o posicionamento em relação aos concorrentes e ao preço. Os testes compõem a quarta etapa. Amostras completas são distribuídas a consumidores, que também avaliam as embalagens. A estratégia de venda e marketing é o próximo passo, com avaliação de comerciais de TV pelos consumidores e definição do modelo de vendas no varejo.
Baseada nos resultados das pesquisas, a empresa define a demanda a ser atendida, o ritmo de lançamento e a logística de distribuição durante a etapa denominada produção. A sétima é o lançamento, quando o produto chega ao mercado amparado por campanhas de promoção e divulgação. Por fim, é a vez da etapa de acompanhamento de vendas. Nos primeiros seis meses após o lançamento, a empresa realiza um programa rígido de acompanhamento das vendas, para que haja correções e mudanças, se necessárias.
A empresa norte-americana é a maior anunciante do mundo e dona também de um faturamento de 83 bilhões de dólares, contendo um portfólio de 300 itens, que vão de alimentos a produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica. O novo creme dental consumiu 12 anos de pesquisas e foi alvo de mais de 30 estudos científicos. Foi lançado nos Estados Unidos em 2006 e, recentemente, no Brasil.
Riscos
Um dos problemas comuns neste tipo de projeto é anunciar o produto antes do tempo. Tornar seu produto público precocemente pode fazer com que o concorrente antecipe-se e faça o lançamento mais rapidamente. O anúncio antecipado, inclusive, pode levar os potenciais clientes a pesquisarem e encontrar outras opções de compra no mercado. E, quando seu produto estiver pronto, corre-se o risco de não receber a cobertura desejada da mídia, porque o lançamento já será considerado uma notícia ultrapassada.
Outro erro que pode prejudicar a empresa é fazer o lançamento de produtos com defeito, trazendo conseqüências irreversíveis. A melhor maneira de evitar tal problema é estabelecer uma política de qualidade decente durante e após o ciclo de desenvolvimento do sistema.
Etapas do Lançamento de um Produto
· Avaliação estratégica.
· Pesquisa.
· Definição do produto Criação do conceito do produto.
· Testes com os consumidores.
· A estratégia de venda e marketing.
· Definição da demanda, ritmo de lançamento e logística.
· Lançamento.
· Acompanhamento.
Fique sempre em dia!
- Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
- Obrigações do dia: Cofins/CSL/PIS-Pasep | Retenção na Fonte.
- Obrigações do dia: COFINS/PIS-Pasep | Entidades financeiras.
- Obrigações do dia: INSS | Previdência Social.
- Obrigações do dia: Simples Doméstico.
- Últimas Publicações
- PIS | O que é o Abono Salarial
- Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Encerrar na Esfera Municipal
- Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Encerrar na Esfera Estadual
- Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Encerrar na Esfera Trabalhista
- Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Empresa LTDA
Últimas Notícias
-
21 - Maio - 2024
Mercado passa a ver Selic a 10% no fim de 2024, mostra Focus
Na esteira da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, o merc [...]
-
21 - Maio - 2024
Especialistas debatem riscos de ataques cibernéticos no país
O futuro da segurança cibernética e do compartilhamento de informações entre centros de pesquisa fo [...]
-
20 - Maio - 2024
Desenrola Brasil: prazo para renegociar dívidas acaba hoje
Os devedores de até R$ 20 mil que ganhem até dois salários mínimos ou sejam inscritos no Cadastro & [...]
-
20 - Maio - 2024
Senado dá sinal verde e DPVAT volta com novos valores
Com a volta da obrigatoriedade do pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automot [...]
-
20 - Maio - 2024
Dólar a R$ 5,00: quais são as moedas mais valorizadas do mundo agora?
O valor de uma moeda não é um conceito estático, ele flutua de acordo com fatores como a situaç&ati [...]
-
20 - Maio - 2024
Ouro alcança máxima histórica e prata registra nível mais elevado em 11 anos
O ouro fechou em nova máxima histórica e acumulou ganhos na semana, em meio ao rali impulsionado pelos cortes de [...]
-
17 - Maio - 2024
PIB: Fazenda aumenta para 2,5% estimativa de crescimento em 2024
A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou para cima a previsão de cr [...]
-
17 - Maio - 2024
PNAD: Desemprego aumenta em oito estados no primeiro trimestre de 2024
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada pelo IBGE, a ta [...]
-
17 - Maio - 2024
Ibovespa tem alta discreta com frigoríficos em destaque e contrapeso de Petrobras; dólar tem leve queda
O Ibovespa subiu 0,2% nesta quinta-feira (16), a 128.283,62 pontos, com ações de frigoríficos entre as mai [...]
-
17 - Maio - 2024
Começa adesão a renegociação de débitos de ajuda financeira ao ICMS
A partir desta quinta-feira (16) até 28 de junho, às 19h, as empresas que deduziram indevidamente incentivos esta [...]